Data limite para envio de trabalhos: 21 de outubro de 2023.
Data limite para envio de trabalhos: 21 de outubro de 2023.
Prezado(a) Autor(a),
Antes de redigir o resumo de seu trabalho científico, leia atentamente todas as informações deste regulamento. Os resumos em não conformidade com as orientações não serão aceitos.
- O envio de trabalhos científicos (resumos) representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), durante o Congresso em data e horário a ser comunicados.
- Para efetuar a inscrição de trabalhos é necessário informar o e-mail e a respectiva senha de acesso de um dos autores, definidos durante o preenchimento da ficha de inscrição no site do congresso.
- O trabalho inscrito deverá ser inédito, não tendo sido apresentado em qualquer outro congresso nacional ou publicado. Os trabalhos com citação da instituição e/ou autores, marcas comerciais ou produtos, dados privativos de pacientes, tanto no título quanto no resumo, não serão aceitos.
- Os autores deverão informar os seguintes campos: nome, sobrenome, instituição, cidade e estado.
- O número máximo de autores é 10, sendo 1 autor principal e os demais co-autores.
- Não há limite de resumos de um mesmo autor, entretanto, este, só poderá apresentar até 02 trabalhos.
- Os trabalhos aprovados ficarão expostos na forma de pôster eletrônico (E-Poster).
- Cabe à Comissão julgadora definida para este evento, avaliar os trabalhos de acordo com normas científicas específicas (com autonomia para modificar a opção de apresentação do trabalho, o que se compromete a comunicar com antecedência aos autores) e classificá-los segundo estas normas.
- Os 10 melhores trabalhos avaliados terão apresentação oral.
- Os relatos de casos aceitos deverão ser automaticamente apresentados na forma de pôster.
- Áreas de Submissão
- Adolescência
- Aleitamento Materno
- Alergia e Imunologia
- Bioética
- Cardiologia
- Cuidados Hospitalares - Emergência
- Dermatologia
- Endocrinologia
- Ensino e Pesquisa
- Gastroenterologia
- Genética Clínica
- Infectologia
- Medicina Paliativa em Pediatria
- Nefrologia
- Neonatologia
- Neurologia
- Nutrologia
- Onco-hematologia
- Otorrinolaringologia
- Outra
- Pediatria Ambulatorial
- Pediatria do Comportamento e Desenvolvimento
- Pneumologia
- Reumatologia
- Saúde Escolar
- Segurança da Criança e do Adolescente
- Suporte Nutricional
- Terapia Intensiva
DA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS
- O texto do resumo do trabalho científico deverá ser estruturado segundo o tipo de pesquisa e contemplar os seguintes itens:
- Trabalhos originais: Objetivo; Método; Resultados e Conclusão.
- Revisão da literatura: Introdução; Objetivo; Metodologia detalhada; Resultados e Conclusão.
- Relato de caso clínico: Introdução; Descrição do caso; Discussão e Conclusão.
- O resumo deverá ter mínimo de 2000 e máximo de 3000 caracteres, não sendo aceitos gráficos, tabelas, imagens, fórmulas, símbolos, formatações ou caracteres especiais no texto.
DAS ORIENTAÇÕES GERAIS AOS AUTORES
- Não serão aceitos os resumos que contiverem a citação do nome da instituição e/ou dos autores, tanto no título quanto no resumo dos trabalhos, assim como aqueles nos quais marcas comerciais e de produtos estiverem descritos no texto.
- A Comissão Científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para este evento.
- A divulgação dos trabalhos aprovados será feita através do site oficial do Congresso (consoperj.com.br), com datas e horários de apresentação.
- O autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.
- Todos os trabalhos aprovados receberão certificados de apresentação no Congresso.
- Os autores autorizam a Comissão Organizadora do XV CONSOPERJ - Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro e demais sociedades médicas que apoiam este evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional e internacional, após a apresentação do mesmo, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
- Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente ao autor-correspondente, pelo e-mail cadastrado no momento da submissão do Resumo.
- Uma vez preenchido o formulário eletrônico, revise-o com atenção antes de submeter o resumo. Eventuais alterações são permitidas até a data final prevista para envio dos resumos.
- Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (autor-correspondente), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, acesse sua área restrita e efetue as alterações pertinentes (alterações permitidas até o prazo final de envio dos resumos).
- Caso não receba o e-mail automático de confirmação de submissão até o dia seguinte, confira se seu e-mail foi cadastrado corretamente ou se a resposta está em sua caixa de "SPAM" ou "Lixo Eletrônico".
DAS APRESENTAÇÕES
FORMATO POSTER ELETRÔNICO:
- O Poster será hospedado no website oficial do evento (Sessão de Posters) e serão expostos em monitores no local do evento.
- Deverá ser desenvolvido em PowerPoint ou software equivalente e salvo em formato PDF e deve conter somente uma página (tipo slide).
- Deverá estar dimensionado para apresentação no formato 16:9, em modo retrato (vertical). Atenção deve ser dada a manutenção de margens laterais, superior e inferior (evitar cortes de conteúdo ao ser enquadrado)
- Usar cores, fontes e fundo que permitam bom contraste e boa visualização.
- Deve conter Título, Autores, Filiação dos Autores, Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusões. O Título do Poster deve ser idêntico ao do resumo e o conteúdo deve estar de acordo com o que foi enviado no resumo.
- O tamanho máximo do arquivo enviado deverá ser de até 3 megabytes.
FORMATO TEMAS LIVRES: são apresentações ORAIS realizadas em dia e horário determinados pela Comissão. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso.
CERTIFICADO: os certificados dos trabalhos apresentados estarão disponíveis no site do congresso até 7 dias após o evento. Será emitido um certificado por resumo, seguindo a ordem de autores informada na submissão.